Como fazer cerveja artesanal com uma excelente receita caseira


By Betty di Luca | 18 de fevereiro de 2016.










Em nossos dias, cresce o interesse do público para saber como fazer cerveja artesanal, pois os dados científicos comprovam de que essa bebida sem a adição de álcool é altamente benéfica a saúde, e como sabemos que as bebidas alcoólicas são nocivas a saúde, nada melhor do que enfrentarmos os dias mais quentes do ano combatendo a sede com uma cerveja feita em casa.

como fazer cerveja artesanal

Aprenda passos para fazer uma deliciosa receita:

Ingredientes

  • 30 gramas de lúpulo prensado, 1 ½ kg de açúcar, 18 litros de água filtrada, 1 colher (chá) rasa de fermento biológico e mais 2 claras em neve.
  • Como preparar – Comece caramelizando meio quilo de açúcar para misturar com 3 litros de água e com o lúpulo levando para ferver por 15 minutos. Depois disso, retire do fogo e em seguida misture o quilo restante do açúcar branco.

A próxima etapa será acrescentar o restante da água e esperar esfriar para acrescentar o fermento biológico e deixar descansar por 24 horas em local bem protegido. Passado esse tempo, misture as claras em neve e deixe descansar mais 24 horas.










Depois disso, será preciso coar toda a cerveja, para isso, melhor é usar um pano para evitar que fique algum resíduo. Feito isso, é só engarrafar e deixar descansar por mais 48 horas.

Veja também:

Saiba como usar a levedura de cerveja em diferentes pratos

Faça um delicioso beijinho de panela com uma receita fácil

Outro cuidado

  • Durante as 48 horas finais de descanso, é importante manter as garrafas deitadas para que haja a melhor fermentação, e depois desse prazo, é só guardá-las na geladeira para ficarem bem geladas antes de servir.

No caso de desejar uma cerveja escura o procedimento na fabricação é o mesmo, porém será preciso acrescentar meio pote de corante caramelo amargo no momento de ferver os 3 litros de água com o lúpulo. E ainda se preferir uma cerveja mais doce, será preciso acrescentar mais açúcar branco.

Essa é uma das receitas mais simples de cerveja caseira, aproveite e faça o teste, pois com certeza será bem apreciada pela família.











Tags: