COMO FAZER UMA GINCANA ESCOLAR sugestões de brincadeiras



By Betty di Luca | 18 de outubro de 2016.





Através de atividades como gincana escolar, as crianças são estimuladas a socialização, aprendem a trabalhar em grupo, a se organizar e ainda conseguem descobrir suas próprias potencialidades e também a dos colegas.

Através de brincadeiras como estas, as crianças acabam desenvolvendo habilidades diversas, entre elas, coordenação motora fina e ampla, equilíbrio, limite, força, velocidade, noção espacial, raciocínio rápido, percepção visual e auditiva, respeito e cooperação, criatividade, atenção, estratégias, socialização entre outros.

Mas o que mais dita a importância dessas atividades podemos dizer que é a interação e socialização da criança, o aprender a trabalhar em grupo ou equipe, uma vez que a criança moderna está cada vez mais sedentária e preza a inatividade.

A vida moderna oferece vídeo game, TV, computador, e tantos outros meios eletrônicos que deixam as crianças estáticas, sem saber o quanto tem de potencial para usar seu corpo, sua mente e expressar seus sentimentos em tudo na vida.










Segundo o professor Gedeon Piller ‘Numa gincana, a criança que tem alguma dificuldade consegue dividi-la com alguém que tem mais habilidade naquela área, ao mesmo tempo em que demonstra outras facilidades que os colegas talvez não tenham’.

As gincanas escolares são de maneira lúdica uma opção de atividades que permitem o exercício da competitividade, do planejamento, empreendedorismo e trabalho em equipe. Mas ao mesmo tempo, faz com que crianças que normalmente parecem não ter tanta importância, em algumas atividades, possam demonstrar seu destaque acima de outras que se destacam em outros pontos. O cabo de guerra é uma atividade que garante um bom exemplo disso.

Da mesma forma, crianças que são sempre individualistas, acabam entendendo que em muitas situações precisam da ajuda de outras.

brincadeiras-para-gincana-escolar

É importante lembrar de que nem todos os participantes vão precisar participar de todas as provas, pois enquanto alguns participam, outros estimulam os companheiros fazendo a torcida.

Tipos de gincana escolar

Existem diferentes tipos de gincanas, entre elas as mais utilizadas em ambiente escolar são as:

  • De movimento – que podem ser organizadas em circuitos na quadra da escola, e geralmente são coordenadas pelo professor de }Educação Física. Estas são de muito movimento e agitação.

  • Cultural – este tipo de gincana pode envolver uma série de atividades, tanto físicas, mentais ou lúdicas, mas de uma maneira divertida e prazerosa. Geralmente acontecem em ocasiões especiais, e são estipulados prazos para o desenvolvimento das atividades como encontrar o menor tênis na escola, trazer um cantor que more no bairro para a escola, ou algo dessa natureza.

Quanto a pontuação

É de suma importância de que numa gincana, todas as crianças sejam pontuadas. Claro que pode existir primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares, por exemplo, mas em escala maior ou menor, por ordem, todos devem ser pontuados. Ao participar de diferentes atividades, as crianças perceberão de que cada uma tem maior ou menor facilidade em algum ponto.

Atividades legais para gincana escolar

Bola no cesto – promovendo o espírito de equipe, esta atividade trabalha com a bola de basquete e permite aos alunos a organização entre si, para saber quem irá arremessar e quem será o apanhador da bola.

  1. Então a equipe receberá uma bola de basquete.

  2. Será estipulado um tempo para que a bola seja arremessada na tabela.

  3. O detalhe é que a bola não pode cair no chão, e por isso precisa ser estipulado um apanhador enquanto os outros ao arremesso. Cada participante terá direito a um arremesso.

  4. Ao a bola ser arremessada para a tabela, o apanhador deverá estar atento para não deixá-la cair a o chão.

  5. Cada cesta valerá um ponto.

Assoprar o funil – é preciso ter muito fôlego, então esta atividade vai explorar a resistência de respiração, a noção espacial, coordenação, além do trabalho em equipe entre outras. Em cada equipe, duas crianças deverão participar de cada vez.

  1. Divida a turma em equipes.

  2. Estenda 2 barbantes como um varal numa altura média em que todos os alunos possam alcançar para soprar.

  3. Em cada barbante, você deverá dispor um funil de alumínio para que seja mais leve.

  4. Cada equipe ficará de um lado.

  5. Então uma criança por vez deverá ir e soprar no funil, buscando levá-lo para o outro lado do fio.

  6. Agora será o outro participante e assim por diante até terminar a equipe.

  7. Aquela equipe que fizer em menos tempo será a vencedora.

Assoprar a bolinha – estipule um ponto alvo na quadra.

como-fazer-uma-gincana-escolar

  1. Divida os alunos em equipes.

  2. Cada duas crianças de cada equipe deverão soprar a bolinha tendo como objetivo levar a bolinha para o alvo. Elas devem trabalhar em conjunto para que o objetivo seja cumprido.

  3. Cada vez que uma bolinha alcançar seu alvo, a equipe levará o ponto.

Encontrando o par correto – esta é uma conhecida atividade que sempre aparece nas gincanas, mas que é de muita importância, pois exige agilidade, atenção e concentração:

  1. Os alunos participantes deverão tirar o tênis e colocá-los no centro da quadra.

  2. Então estes deverão ser bem misturados para que não fiquem pares juntos.

  3. Formam-se fileiras que são as equipes diante o centro da quadra.

  4. Ao sinal um aluno de cada equipe correrá para os tênis, encontrará seu par de tênis, amarrará um no outro e correrá para o final da sua fila.

  5. Quem estiver na primeira posição da fileira correrá para o centro em busca da mesma coisa. Fará exatamente igual ao colega anterior.

  6. O jogo vai terminar quando todos os pares de tênis terem sido encontrados.

  7. Ganhará a equipe que tiver encontrado o maior número de tênis ou que encontrar em menor tempo todos os da equipe.

Sugando o feijão no canudinho – esta é uma atividade que oportuniza aqueles alunos que tem menos desenvoltura em atividades físicas, por exemplo. Além de que promove a organização e a noção espacial, atenção e concentração, coordenação motora entre outros aspectos.

gincana-escolar-divertida

  1. Cada criança deverá ter um canudinho de refrigerante na mão. Cuide para que seja do mais fino para não correr o risco de a criança se afogar.

  2. Coloque um copinho descartável no centro da quadra.

  3. Numa extremidade desta, deverão ser colocados punhos de feijões.

  4. A distancia entre os feijões e o copinho, deve ser adaptada de acordo com a idade e condições das crianças.

  5. Então, com o canudinho as crianças deverão sugar o feijão e sugando tempo todo para que ele se fixe na outra extremidade do canudo, deverão levar este feijão até o copinho, depositar nele e voltar.

  6. Se a criança deixar de sugar o feijão cai e deverão buscar outro.

  7. Vencerá a equipe que levar mais feijões ao copinho em menor tempo.

Limpando a piscina – outra atividade desafiadora, mas que exige que a escola tenha uma piscina.

  1. Divida os alunos em duas equipes.

  2. Jogue na piscina, bolinhas, espaguetes e outros itens bem no centro.

  3. Estipule um tempo para que as equipes retirem tudo e coloquem no determinado lugar.

  4. É importante abrir para as crianças decidirem quem ficará na água e fora, ou se todas irão para dentro da água, enfim, é elas que irão estabelecer as estratégias, o importante é que seja cumprido o objetivo.

  5. A equipe que conseguir mais itens colocados no determinado local, será a vencedora.

Caça ao objeto – esta atividade é pura competição e expectativa, mas exige muito dos alunos:

  1. Distribua pela escola vários objetos.

  2. Divida os alunos em equipes.

  3. Relacione a estes o nome dos objetos que devem procurar.

  4. Ao sinal deverão correr para buscar os objetos.

  5. E ao outro sinal deverão retornar trazendo o que encontraram.

  6. A equipe que trouxer o maior número de objetos será a vencedora.

  7. Ou a equipe que trouxer o objeto pedido será vencedora.

  8. Aí dá para variar as normas da brincadeira.

Corrida do milho – Para esta brincadeira deverão ser traçadas 2 linhas distantes e paralelas.

  1. Atrás de uma das linhas deverá ficar uma bacia com milho.

  2. Atrás da outra os participantes da gincana deverão estar dispostos em pares.

  3. Um dos pares deverá segurar a colher, o outro um copo descartável.

  4. Ao sinal os que estiverem com a colher deverão correr até a bacia de milho, encher e correr com o milho na colher e colocá-lo no copo do companheiro.

  5. A dupla que encher primeiro o copo será a vencedora.

gincana-escolar-equipes

Dança da laranja – esta atividade promove o trabalho em parceria e deverá ser desenvolvida da seguinte maneira:

  1. Formam-se casais que deverão dançar.

  2. Mas para que dancem, deverão segurar uma laranja entre a testa do casal ou par.

  3. Os casais deverão dançar segurando a laranja entre as testas, e não podem usar as mãos de maneira alguma para segurá-las.

  4. Se a laranja cair, o casal perderá sua classificação.

  5. A música deverá permanecer tocando até que fique apenas um casal na pista que será o vencedor.

Então, agora você já tem a sua disposição várias possibilidades que poderá usar nas gincanas que estiver pensando em oportunizar aos seus alunos. Aproveite!