DECORAÇÃO DE SALA DE ESTAR pequenas, para apartamentos, e grandes


By Betty di Luca | 18 de outubro de 2016.










A decoração de sala de estar é um assunto que precisamos tratar com cuidado, uma vez que em geral é nesse ambiente que costumamos receber nossas visitas, e já que segundo o ditado é que a primeira impressão a que fica, não podemos facilitar com a sorte permitindo que alguém faça algum comentário de mau gosto.

Muita gente já se deu conta que quando se trata de decorar ambientes internos existe alguma dificuldade, especialmente quando esses ambientes não oferecem espaços mais amplos, pois com isso, por vezes precisamos improvisar e procurar adequar os espaços da melhor forma para que mesmo assim se tornem atraentes.

Como toda a decoração de ambientes precisamos levar em conta o estilo que vamos usar nessa decoração e o quanto podemos investir, mas independente de ser uma decoração mais simples ou mais cheia de sofisticação, o vai valer no final é a comodidade e o conforto que esse ambiente vai oferecer.

Também para definir essa decoração, é preciso levar em conta os espaços que essa sala tem a oferecer, lembrando que em nossos dias, é comum existirem as dificuldades maiores por conta de ambientes pequenos nos imóveis. Por isso então, mesmo que seja um rabisco inicial, precisamos providenciar um projeto para decidir que tipo de móveis ficará melhor na sala, especialmente se for um ambiente menor.










Para uma decoração de sala de estar pequena ficar elegante, precisamos deixar de lado o que e supérfluo e dar preferência para o essencial, valorizando também os espaços para circular nesse ambiente. De nada adianta colocarmos tudo o que desejamos nesse ambiente se não sobrarem os espaços apropriados para transitar, isso vai atrapalhar até para o momento da limpeza da sala.

decoracao-de-sala-de-estar

Na imagem logo abaixo podemos uma decoração perfeita e muito agradável para apartamentos com sala de estar mais amplas, as janelas bem amplas toda em vidro para dar mais luminosidade ao ambiente, o rack feito embutido na parede com algumas prateleiras para colocação de alguns objetos de decoração, a assoalho em madeira laminada, alguns quadros decorativos na parede, estofado em tecido para dois lugares e duas poltronas muito encantadoras, com detalhes combinando com a mesinha de centro, e um lindo tapete felpudo, nos cantos da sala objetos de decoração.

fotos-decoracao-de-sala-de-estar-espacosas

Nesta podemos ver que o teto foi rebaixado com gesso e algumas luminárias em ld embutidas, o sofá único com chaise, no canto um vaso com planta artificial, e no outro uma mesinha com um lindo abajur, no chão um tapete felpudo na cor creme e duas mesinhas de centro, uma no centro e outra mais no canto com alguns objetos e vasos com plantas para embelezar ainda mais sua decoração.

fotos-decoracao-de-sala-de-estar

modelos-de-sala-de-estar-decoradas

sala-de-estar-decoradas

Se o ambiente onde for decorara sua sala de estar for bem amplo, você pode investir em vários modelos de estofados, como vemos na imagem logo abaixo, fica muito bonito e pode acomodar muitas pessoas.

Como decorar uma sala de estar

Móveis – quanto a esses móveis, de acordo com as possibilidades que o ambiente oferece, temos diversas opções em sofás com modelos e tamanhos de acordo com as necessidades para cada ambiente. Além dos sofás, precisamos analisar cada situação para definir outros móveis, como estantes, quem sabe um aparador, mesas de centro, enfim, o que ficar melhor de acordo com o estilo da decoração.

Ainda com respeito aos estofados, uma boa idéia no caso de ambientes integrados é justamente colocar um aparador por detrás dos sofás para funcionar como item divisório desses ambientes. Outra boa idéia é, sempre que possível optar por estofados em linha reta que dão uma sensação de amplitude a esse ambiente.

Iluminação – para a sala de estar também precisamos valorizar a iluminação, seja a iluminação natural durante o dia ou a artificial a noite. Nesse caso, uma janela ampla pode facilitar tudo isso, e as luminárias diferenciadas, seja de teto, de piso, ou então as luminárias de mesa com certeza vão fazer a diferença na decoração se forem bem escolhidas.

Tapetes – assim como uma cortina para a janela, também o tapete proporcioanal ao estilo da decoração e ao tamanho do ambiente também faz a diferença para deixar a decoração mais charmosa e aconchegante na sala, e para ajudar aos mais exigentes nas escolhas, opções tem bem variadas no mercado, segundo o estilo de decoração escolhido.

Cortinas – as cortinas em qualquer ambiente precisam ser funcionais, pois tanto elas favorecem uma decoração como deixam os ambientes mais privados dos olhares curiosos ou da luz solar. Nesse caso, sendo uma sala de estar, podemos optar por um modelo que tanto permite a entrada de luz na maior parte do dia, como pode escurecer o ambiente no caso de nesta sala também existir uma TV.

QUANTO DO AMBIENTE É PEQUENO

fotos-salas-pequenas

Já para salas com pouco espaço, você deve procurar fazer moveis planejados para evitar que o espaço fique apertado na hora de transitar ou de limpar, uma ótima opção são os sofás retrátil, e nichos na parede para colocação de objetos decorativos.

fotos-salas

imagem-7

Outra opção é fazer a sala de estar acoplada com a sala de jantar, procurando sempre fazer uma combinação entre as cores que irão ser usadas nos moveis na hora da decoração.

imagem-8

imagem-9

fonte: http://casa.abril.com.br/materia/50-salas-pequenas-e-cheias-de-estilo#36

Para salas com espaços estreitos e compridos, você pode investir em fazer o estofado único e planejado no tamanho da extensão da sala, assim como o rack e o tapete que irá usar, com muitos objetos decorativos, fica muito bom e bem harmonioso.

fonte: http://homedesignlover.com/living-room-designs/17-long-living-room-ideas/

imagem-12

imagem-13

Procure sempre optar por cores neutras e mais claras, por ser um ambiente menor e com pouco espaço, uma vez que as cores claras dão mais amplitude ao ambiente, como podemos ver na imagem abaixo, uma decoração simples mas de muito bom gosto.

imagem-14

imagem-15

O lado bom em salas com pouco espaços, é que você pode investir em lindos tapetes felpudos ou em pele, cortinas em voil ou em seda acetinada, o rack se for bem planejado com algumas prateleiras ou nichos, onde ajudarão na hora de colocar objetos decorativos, mas lembre-se procure colocar menos coisa possível para não tornar seu espaço menor do que já é.

salas-pequenas-decoradas

salas-pequenas

Com respeito à decoração de sala de estar, também existem ideias bem criativas que dão bons resultados para deixar a sala convidativa, por isso, nada que um bom projeto não possa garantir essas melhores escolhas, inclusive com respeito a combinação nas cores tanto do revestimento de paredes como dos móveis.

Revestimento de paredes – também com respeito aos revestimentos de paredes, esses existem para todos os gostos e de acordo com o que se pode investir. Existem opções desde o papel de parede decorativo ou então os adesivos decorativos, até uma decoração mais ousada com revestimento de pedras ou mesmo com deck de madeira, tudo segundo o projeto escolhido.

Algumas idéias para cada estilo de decoração

Sala de estar simples – para quem não desejar ou mesmo não tem condições de investir alto nessa decoração, uma sala de estar simples e bem organizada já é o suficiente para agradar. Nesse caso, um rack ou estante para TV, mesinha de centro ou de canto, jogo de estofados que se adéqüem facilmente aos espaços ou então um sofá-cama para ambientes menores, almofadas, tapetes bem escolhidos, são os elementos mais básicos da decoração.

Depois disso, ainda podemos pensar em outros elementos decorativos conforme for necessário, sem descuidar da combinação desses elementos no ambiente.

Para salas estilo contemporâneo – nesse tipo de decoração podemos investir em um mobiliário com traços mais simples oferecendo superfície mais lisa e cores neutras, e por ser uma sala de estar, as cores com tons suaves sempre ficam melhor nesse ambiente. Podemos até optar por outro móvel com design diferente para destacar um pouco mais na decoração.

Salas estilo provençal – para esse tipo de decoração, nada como investir no papel de parede decorativo com estampas florais, ou outra estampa que lembrem esse estilo. Também, se possível, as poltronas ou sofás com um visual que lembre os estofados antigos sempre nas cores claras farão a diferença para essa decoração.

Esse tipo de decoração para uma sala maior ainda dá a opção de investirmos apenas em poltronas com pés de madeira e detalhes envelhecidos que remontem o estilo provençal. Ainda com respeito as salas estilo provençal, as luminárias de mesa, abajur e lustre no teto contribuem para enriquecer a decoração.

SALAS EM AMBIENTES GRANDES

imagem-4

imagem-5

imagem-6

imagem-7

imagem-8

imagem-9

imagem-10

imagem-11

imagem-12

sala-de-estar-grande-dois-ambientes

sala-de-estar-grande

salas-grandes

Sala estilo moderno – para uma sala estilo moderno podemos apostar em espelhos nas paredes, desde que bem projetados, vasos com plantas colocados em locais estratégicos, quadros com molduras, sofás ou poltronas com cores alegres, enfim, opções para deixar o ambiente bem moderno não faltam, é só ser inteligente nas escolhas.

Sala em estilo clássico – móveis no estio vitoriano ficam muito bem para compor uma decoração clássica. Além disso, os sofás ou mesmo as poltronas revestidas em couro natural ou sintético além de garantir a beleza em conformidade com o estilo, ainda assegura maior tempo de vida útil a esses moveis.

Ainda para essa decoração, o papel de parede estampado com um tema clássico combinando com um bonito tapete e um conjunto bem formado na cortina de janelas amplas também vão contribuir para deixar essa sala elegante, confortável e até mesmo apaixonante.

Ainda com respeito a uma sala no estilo clássico, é preciso investir em lustres, arandelas, abajur entre outros itens de iluminação que conservem o estilo, por isso, podemos adiantar que a decoração fica espetacular, porém, com certeza tem um custo financeiro bem elevado, pois tudo precisa combinar perfeitamente, inclusive o modelo escolhido para revestir o teto.

Independente de estilos para essa decoração de sala de estar é importante preocupar-se com a comodidade e funcionalidade do ambiente, e por isso então leve em conta, os espaços do ambiente, o fato de esse ambiente estar integrado ou não a outra sala, as cores da decoração, que preferivelmente devem ser com tons claros, e os móveis que irão compor a decoração.

Por fim, no momento de escolher cada um dos itens que farão parte na decoração, também é preciso investir em qualidade. Quanto aos móveis, especialmente os estofados, existem indústrias bem diversas que fabricam seus modelos de sofás ou poltronas, mas é preciso tomar cuidado quanto as garantias oferecidas.

Por isso, valorize o seu dinheiro, e tanto para uma decoração de sala de estar mais simples como para uma decoração cheia de estilo com opções mais luxuosas nessa decoração, é preciso prezar pelas qualidades. Portanto cuide-se para não se deixar enganar pelas aparências.

Lembre-se que o barato pode sair bem caro, e a beleza nem sempre vai estar associada à qualidade e isso vale para tudo, até mesmo quando se trata de itens decorativos.

Certamente que como os gostos não se discutem, idéias para decorar a sala não faltam, por isso, seja inteligente nas escolhas e cuide para combinar cada item. Lembre-se que e melhor faltar algum item, do que na ansiedade de completar a decoração ela ficar sobrecarregada, com poucos espaços para transitar e por fim, sem graça.

Tire tempo para pesquisar – por existirem mil e uma idéias para uma decoração de sala de estar, hoje podemos contar com a vantagem da tecnologia moderna que traz a internet com os sites especializados em decoração interna com muitas dicas sobre a decoração de salas nos variados estilos. Esses sites trazem muitas fotos de salas decoradas que com certeza vão ajudar a aclarar nossas idéias para tomarmos as decisões mais acertadas.

Por isso, faça suas pesquisas e tire suas dúvidas. Depois disso, busque pelas lojas moveleiras para conferir sobre o que poderemos encontrar no mercado.

Feito isso, valorize esse investimento e busque por um bom projeto decorativo, pois assim cada item na decoração, a começar pelas cores fica definido com antecedência e dá tempo para corrigir qualquer diferença para deixar tudo perfeito.