Tratamento com queratina para cabelos mais macios e sedosos



By Betty di Luca | 6 de junho de 2016.





Um tratamento com queratina para cabelos é de essencial importância em várias situações, isso porque nossos cabelos são naturalmente compostos de queratina. Mas quando sofrem agressões naturais como o sol, poluição e também químicas como descolorações, alisamentos e outros, acabam perdendo a massa capilar compostas dessa proteína.

Mas o que é a queratina?

Essa é uma proteína composta por 15 aminoácidos. Trazendo sua estrutura fibrosa é essencial na estrutura ao somente dos cabelos, mas também das unhas, enfim, de todo o nosso corpo. A mais importante desses aminoácidos é sem sombra de dúvidas a cistina.

Essencial na formação dos cabelos e unhas, a queratina forma uma película importante em torno dos fios para a proteção dos mesmos. Isso faz com que os cabelos fiquem mais resistentes, fortes, hidratados, nutridos, estruturados e com a elasticidade necessária. Além de que, a queratina também é essencial para o brilho dos cabelos.










cabelos apos tratamento com queratina

produtos com queratina para tratamento de cabelos tingidos produtos com queratina para tratamento de cabelos tratamento com queratina da boi extratus

Como você vê, não dá para faltar essa proteína de maneira alguma.

Quando fazer uso da queratina nos cabelos?

Sempre é importante fazer a reposição da queratina nos cabelos, pois como foi citado no início, os cabelos sofrem com agressões constantes. Então, 1 vez ao mês já será de grande importância fazer a reposição da queratina nos fios, e dará mais saúde e estrutura aos fios.

Qual deve o tratamento para reposição da queratina nos cabelos?

Existem diferentes formas de fazer este tratamento, veja temos a:

  • Nanoqueratinização – que é feita através de queratina líquida com a ajuda de uma escova especial que é conectada a um aparelho especial para dispensar essa queratina na medida certa aos fios. A queratina é dispensada para os fios em forma de vapor e em seguida, dever-se-á finalizar com a chapinha de cerâmica.

tratamento com nanoqueratização

  • Cauterização – que também pode ser chamada de plástica capilar, é outro procedimento que compreende a limpeza dos fios, depois uma hidratação, em seguida é dispensada a carga de queratina e para que o produtos tenha maior penetração nos fios, é preciso fazer a chapinha que será finalizada com silicone. a cauterização precisa ser repetida de 20 em 20 dias e deve ser feita mais ou menos em 3 a 4 sessões para se obter bom resultados.

tratamento em cabelos com cauterização

  • Reconstrução capilar – a reconstrução capilar é especial para qualquer tipo de cabelo, dos virgens aos quimicamente tratados. Melhora a qualidade dos cabelos tirando a opacidade, aspereza, o ressecamento e embaraço, e também reestrutura cabelos que quebram com facilidade.

Através da reconstrução capilar é possível a reposição da queratina que está faltando, aminoácidos e proteína, e minerais que são de fundamental importância para a reestrutura dos fios deixando-os macios, sedosos e maleáveis.

Atenção aos excessos de queratina nos cabelos

É de fundamental importância saber dosar a quantidade de queratina nos cabelos, pois caso estes não estejam precisando da queratina ou que esta seja aplicada com muita frequência, os cabelos poderão sofrer o efeito contrário, ficando enrijecidos e ressecados.

Manutenção dos fios após um procedimento acima citado

Seja a nanoqueratinização ou plástica capilar que você faça, é necessário que seja feita a amnutenção dos fios. E para tanto você poderá comprar produtos e fazer em casa mesmo. Se os cabelos estiverem bastante comprometidos, será interessante você fazer essa manutenção a cada 15 dias. Uma boa alternativa é passar a queratina nos cabelos, alguns minutos antes de lavar.

Como fazer o tratamento dos cabelos com queratina

Então:

  • Comece lavando muito bem seus cabelos com um shampoo antiresíduo. Passe pelo menos duas vezes para garantir de que os cabelos ficarão bem limpos.

  • Agora retire todo o excesso de água com a ajuda de uma toalha.

  • Passe a queratina líquida ou em gel em todo o cabelo, e com a ajuda de um pente de dentes largos, desembarace e espalhe bem o produto sobre todos os fios.

  • Agora com o secador seque muito bem os cabelos.

  • Então, divida os cabelos em pequenas mechas e passe a prancha 3 vezes em cada mecha sem parar no meio da mecha.

  • Feito isso, lave bem os cabelos apenas com água para retirar toda a queratina acumulada.

  • Aplique uma máscara de hidratação profunda e deixe agir por uns 20 minutos. É importante massagear muito bem mecha por mecha para que a penetração dos ativos da máscara seja mais eficiente.

  • Enxágue muito bem os cabelos.

  • Agora passe um defrizante e protetor térmico, mas não atinja a raiz.

  • Poderá deixar secar naturalmente ou então secar com o secador novamente.

Produtos que podem ser usados para a queratinização

Existem muitas marcas que podem ser usadas, entre elas:

  • Queratina Líquida da Fascinatus Profissional

  • Queratina Líquida da Charis Professional

  • Ampola de queratina da Phytoervas

  • Queratina da Bioextratus

  • Concentrado de Queratina da Acqua Flora

  • Queratina Líquida da Niely Gold

Essas e outras marcas oferecem muita qualidade em seus produtos. Mas você ainda poderá usar shampoos, máscaras e condicionadores, finalizadores que trazem em sua fórmula um pouco de queratina. Experimente!