VESTIDOS DE CAPULANA Africanos modelitos incríveis



By Betty di Luca | 18 de outubro de 2016.





Entre as tendências da moda atual, os vestidos de capulana estão fazendo um sucesso tremendo, pois trazem a moda afro para os guarda roupas de mulheres do mundo todo, criando um visual alegre, descontraído e colorido, bastante versátil, que veste para todas as ocasiões.

Seja para o dia a dia, para o trabalho, festas e outras ocasiões, pode-se ver que é cada vez maior o número de adeptas desta moda. E aproveitando-se desta tendência que pretende trazer a mistura de todas as culturas para dentro da moda, não dá para resistir a moda das capulanas moçambicanas com todas as suas cores e estampas.

O que são capulanas

Capulana é o nome que se dá a um pano de fios de algodão ou sintético, usado pelas mulheres moçambicanas para cobrir o corpo. Este pode ser em forma de saia, vestido, blusa ou até lenço para a cabeça. O uso das capulanas faz parte de uma tradição em Moçambique, e tanto é que são largamente vendidas por vendedores ambulantes e também em lojas especializadas por todo o país.










E apesar de as capulanas continuarem sendo uma tradição do povo moçambicano e de toda a África, só que com nomes diferentes em diferentes países, hoje, ela tem ganhado novas casas, sendo reinventada por estilistas que jogam a beleza desses panos, nos modelos ocidentais, buscando agradar aos diferentes gostos e estilos.

como-usar-os-vestidos-de-capulana

Na imagem logo abaixo podemos ver tres modelos de vestidos capulana no modelo curto e rodado, com estampas alegres e ao mesmo tempo delicadas, modelos acinturados com saia rodada com pregas, perfeito para festas noturnas.

iamgem-11

Os vestidos de capulana podem ser usados em qualquer situação ou momento, basta saber escolher o modelo que combine com seu corpo físico, e investir em um bom penteado e uma bela maquiagem e com certeza estará muito bem apresentável.

imagem-5

imagem-6

Os modelos mais ajustados ao corpo, com seus cortes e recortes extremamente sensuais, com suas lindas estampas, são mais apropriados para mulheres que estão em dia com seu corpo, valorizando ainda mais suas belas curvas, podendo optar em um penteado com cabelos presos ou mesmo soltos, e com certeza estará pronta para abrilhantar em seu evento.

imagem-7

Vestidos de capulana

A partir de eventos que começaram a surgir no mundo da moda como o Moçambique Fashion week, os vestidos de capulana se tornaram tendência e tem a cada pouco conquistado mais e mais mulheres.

Hoje, não precisa ser de origem afro para se render aos encantos dos vestidos de capulana. Mulheres de todas as idades e origens podem usar esta tendência.

E os modelos que desfilam nas principais passarelas, são geralmente criados por estilistas moçambicanos. Seguindo os ditames da moda, os modelos de vestidos ganham cortes e recortes, comprimentos diferenciados, decotes e detalhes que garantem um visual elegante, cheio de charme e apropriado para todas as ocasiões.

Claro que você mulher precisa conhecer seu tipo físico e escolher o modelo que combine mais com ele, valorizando suas curvas e deixando-a ainda mais bonita. Entre as opções da moda que você pode escolher em modelos, veja:

Vestidos de capulana curtos – uma moda que está aí, e é mais usada do que nunca. Os curtos vão da altura das coxas até os joelhos, dependendo do gosto, do estilo e jeito de ser de cada mulher. Ajustadinhos ou rodados com cintura marcada, soltinhos, retos, com ou sem mangas, mangas curtas, ¾ ou longas, com decotes que vão dos discretos aos ousados.

imagem-8

Na imagem abaixo podemos ver um modelo tomara que caia,  rodado com cintura marcada e comprimento até o joelho, nos pés um lindo sapato de salto modelo pep toe na cor preta, como penteado optou em deixar solto valorizando seus cachos, e a maquiagem com tons combinando com a linda estampa do vestido de capulana, perfeito para festas de aniversários entre outras.

imagem-12

Já aqui um modelo mais ajustadinho ao corpo, com alcinhas e decote em V, também no comprimento até o joelho, nos pés ela optou em usar uma sandália rasteirinha no modelo gladiadora com tons combinando com a estampa do vestido, que esta perfeito para o seu dia a dia.

imagem-13

Para mulheres mais refinadas e que curtem um visual mais elegante e refinado, este modelo abaixo esta simplesmente encantador,  modelo tubinho no comprimento midi, mangas 3/4 e decote redondo alto, com linda estampa com detalhes em formas arabescos, flores, bem ao estilo moçambicano, nos pés um sapato de salto plataforma na cor nude.

imagem-14

imagem-15

Entre os decotes que podem ser vistos nos vestidos curtos de capulana, você confere os tomara que caia, frente única, em V profundo ou não, em U, redondo, quadrado, decote nadador, canoa, ombro a ombro, e tantos outros.

Detalhes como as rendas também podem aparecer nos modelos, tanto em detalhes como no busto todo, mangas, como preferir.

Esse mix também pode aparecer com outros tecidos, com cores lisas, e quem sabe até entre estampas,  só precisa saber combinar. Não dá para resistir as tantas possibilidades que se tem diante uma capulana, são modelos arrasadores, sempre.

Vestidos de capulana midis – para mulheres que querem modelos mais clássicos e que ao mesmo tempo sejam modernos, os comprimentos midis estão de volta, fazendo um sucesso tremendo, pois são elegantes e charmosos e vestem bem a todas as mulheres.

Bem ao contrário do que muitas pensam, os midis vestem tanto as mulheres mais jovens como as mais maduras. Porém tendo a fama de achatarem a silhueta, estes são temidos por algumas. Mas alguns truques resolvem tudo.

Então, se você é baixinha e não quer ficar parecendo ainda mais, aposte em comprimentos de midis próximo a altura dos joelhos, e ainda alongue mais a silhueta apostando em calçados de salto.

imagem-16

imagem-17

imagem-18

imagem-19

imagem-20

Mas para os midis, você também vê modelagens mais ajustadinhas ao corpo, cintura marcada e saia rodada, modelos soltos, retos, e com detalhes variados. Opções que também vestem para qualquer ocasião, seja elas informais ou formais.

Vestidos de capulana longos – estes são os modelos mais buscados para as ocasiões festivas, e aparecem com um requinte absurdo, lindos, cheios de detalhes, um mais lindo do que o outro. Justinhos ou não, cintura marcada e saia rodada, com decotes variados, estes acompanham as tendências da moda.

Decotes que deixam as costas inteira em evidencia, decotes tomara que caia, em V, cortes e recortes, fendas, babados, sobreposições. O mix com outras cores e tecidos também aparece nos longos.

Um modelo que ganha destaque quando se trata das capulanas é o modelo sereia que vem justinho ao corpo e começa a se abrir na altura das coxas ou dos joelhos.

Vestido de capulana tubinho – o famoso tubinho ou estilo lápis tem sido um dos preferidos das mulheres de muito tempo, tanto é que este é um modelo clássico que combina basicamente com todas as mulheres. Simples ou mais elaborados, eles garantem a qualquer mulher um visual elegante e atual.

Para complementar um look de tubinho de capulana, basta apostar num belo par de saltos em tom neutro como o preto ou nude que não tem erro. Mas nada impede também de apostar num calçado colorido que entre em harmonia com o vestido. Eles vão bem tanto com calçados fechados como com sandálias mais abertas.

Um tubinho de capulana, pode tanto ser usado sozinho como com o complemento de um blazer em cor lisa, por exemplo. E neste caso, uma boa alternativa é apostar num blazer e nos sapatos em tonalidade semelhante.

Vestidos de capulana peplum – se você conferir, as principais passarelas da moda trazem também modelos com detalhes como o peplum, esta espécie de babado que pode aparecer na altura da cintura, nas magas ou decote criando um visual diferente e elegante. Estes modelos são muito aceitos pelas mulheres.

imagem-26

imagem-27

imagem-28

imagem-29

imagem-30

Vestidos de capulana rodados – com a cintura bem marcada, os vestidos rodados, aparecem dos mais discretos aos com muito tecido na saia. Lindos eles são ajustadinhos no busto e garantem um visual de muita elegância e feminilidade. Um mais lindo do que o outro, podem ganhar comprimentos variados que vai dos curtos aos longos.

Fendas, decotes variados, mangas diferenciadas são apostas que podem garantir ainda mais o visual.

Vestidos de capulana estilo sereia – como já disse, este modelo que vem coladinho e se abre a partir das coxas ou joelhos, é um dos mais buscados para ocasiões festivas como casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos chics e formais.

Além do modelo em si, ainda os detalhes da estampa podem ser aproveitados para garantir o requinte do visual.

Vestidos de capulana para gordinhas – as mulheres gordinhas já não precisam mais se preocupar, e mesmo com capulanas podem ganhar um visual arrasador, só precisa usar os detalhes e truques da moda a seu favor.

Então, use capulanas sim, mas busque por modelos que escondam pontos do seu corpo que não queira que apareçam e evidenciem aquilo que você tem de mais bonito.

modelos-vestidos-de-capulana

Para as mulheres que estão com aquele corpão e gostam de um visual mais sensual ou mais ousado, exibindo sua belas curvas, os vestidos capulanas modelo sereia são os mais indicados, com seus mais incríveis modelos ajustados ao corpo marcando bem sua silhueta e seus decotes muito sensuais, dando mais valor a seus seios, basta apenas investir em uma boa maquiagem e um penteado ou mesmo usar um turbante combinando com a estampa do vestido.

vestidos-de-capulana-longos

vestidos-de-capulana-tubinho

vestidos-de-capulana

vestidos-longos-de-capulana

Decotes como o tomara que caia, por exemplo, tem que ser usado com atenção, especialmente se você tem muito seio. E se tiver dúvidas, o melhor é deixar este de lado e apostar noutros como o decote em V, por exemplo, que ajuda a alongar a região do colo, mas sem exageros, para evitar que os seios corram o risco de saltarem pelo decote.

Não queira modelos de vestidos muito justinhos ao corpo, para que as protuberâncias não fiquem evidenciadas, mas também modere no volume dos rodados.

Quem pode usar os vestidos de capulana

Todas as mulheres, independente de idade, podem usar estes modelos de vestidos de capulana, e os modelos e estampas, podem ser ajustados de acordo com o gosto, tipo físico e estilo de cada mulher.

As capulanas, assim como na África, aqui não se limitam somente aos vestidos, pois podem também entrar em lindos modelos de saias, blusas, calças, tops e shorts, com maior ou menor requinte, numa cartela de opções sem limites.

Mas, não para por aí, pois podem ser vistas em calçados femininos da moda, e também em outros acessórios como bolsas, óculos,pulseiras, cintos e colares, gravatas, bonés, lenços e muito mais.

E a moda masculina não fica atrás, pois as capulanas aparecem em calções e bermudas, camisas, blazers, e outras peças, trazendo ousadia e estilo.

Até mesmo na moda infantil, as capulanas tem feito sucesso.

imagem-21

Para os dias mais fresquinhos nada melhor que os modelos com manga longa, ou mangas 3/8, ou mesmo um lindo macacão feito com tecido de capulana, que por sinal vem sendo muito aceito no mundo da moda, assim como calças, saias, shorts entre outras opções tudo para agradar seu gosto e seu estilo.

imagem-22

imagem-23

imagem-25

Além de tudo, as capulanas hoje também são usadas em decoração de móveis como sofás, poltronas, cadeiras, puffs, e ainda outros itens do lar como cortinas, colchas, toalhas de mesa, fronhas, e muito mais.

Como você vê, este pano africano hoje tem conquistado as passarelas e o mundo todo com suas estampas alegres e descontraídas. Trazendo estampada a cultura de um povo, entra no mundo da moda de mansinho e vem fazendo um enorme sucesso.

No Brasil, hoje temos vários ateliês que produzem roupas especificamente de capulanas, assim como existem diversas lojas online que comercializam peças lindas para todo o Brasil e vale a pena conferir.